Tão importante como oferecer uma boa iluminação para os trabalhos nas empresas é disponibilizar luz de emergência, no entanto esta prática que na verdade é obrigação, está esquecida em muitos locais.
A ABNT é quem regulamenta o setor, mais especificamente a NBR-10898-1999, diz o seguinte:
3.11 iluminação de emergência: Iluminação que deve clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais e normais, na falta de iluminação normal.

A intensidade da iluminação deve ser suficiente para evitar acidentes e garantir a evacuação das pessoas, levando em conta a possível penetração de fumaça nas áreas.
O sistema de iluminação de emergência deve:
a) permitir o controle visual das áreas abandonadas para localizar pessoas impedidas de locomover-se;
b) manter a segurança patrimonial para facilitar a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo pessoal da intervenção;
c) sinalizar inconfundivelmente as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local;
d) sinalizar o topo do prédio para a aviação comercial.
Em casos especiais, a iluminação de emergência deve garantir, sem interrupção, os serviços de primeiros socorros, de controle aéreo, marítimo, ferroviário e outros serviços essenciais instalados.
O tempo de funcionamento do sistema de iluminação de emergência deve garantir a segurança pessoal e patrimonial de todas as pessoas na área, até o restabelecimento da iluminação normal, ou até que outras medidas de segurança sejam tomadas.
No caso do abandono total do edifício, o tempo da iluminação deve incluir além do tempo previsto para a evacuação, o tempo que o pessoal da intervenção e de segurança necessita para localizar pessoas perdidas ou para terminar o resgate em caso de incêndio. Este tempo deve ser respaldado pela documentação de segurança do edifício aprovada pelo usuário e do poder público.
Devem ser respeitadas as limitações da visão humana, com referência às condições fisiológicas da visão diurna e noturna e o tempo de adaptação para cada estado.
A variação da intensidade de iluminação não pode ser superior ao valor de 20:1.
Em muitos locais até existem fisicamente luzes de emergência, porém sem a devida manutenção o sistema fica obsoleto. Por isso a importância de contratar uma empresa para cuidar das suas instalações elétricas e luzes de emergências, acesse no site clicando aqui e contate-nos para realizarmos uma visita em sua empresa.
Uma frase define bem este artigo, “A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas, sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes”. Reflita bem nesta frase e depois entre contato conosco para trabalharmos na manutenção preventiva das luzes de emergência.

Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)