VELOCIDADE DA INTERNET
O Brasil é um país que tem um número relativamente alto de usuários insatisfeitos com seu serviço de internet banda larga. Alguns motivos para isso são: quedas, downloads em baixa velocidade e falhas durante chamadas VoIP.
Claro que nem todas as operadoras oferecem serviços de baixa qualidade e muitas vezes nem há problema com a conexão. De um modo ou de outro, quem sempre tem de verificar se está recebendo o que pagou é o consumidor. Portanto, veja abaixo um pouco do que ocorre e como você pode solucionar tais problemas.


Velocidade falsa...
Antes de você pensar em fazer qualquer coisa, tenha em mente que ao contratar um serviço de internet banda larga, você já está sendo enganado. Por exemplo: se você contratou uma internet de “2 Mega”, não adianta se iludir e pensar que irá baixar arquivos da internet com a velocidade de 2MB (MegaBytes), pois o termo “Mega” que as operadoras utilizam faz referência a megabits (equivalente a um oitavo do MegaByte).
Portanto, para calcular a velocidade real de sua internet, basta você dividir o valor da sua conexão por oito, veja o exemplo abaixo.

 Velocidade alternada
Ultimamente algumas operadoras têm utilizado o esquema de alternar a velocidade, ou seja, há velocidades diferentes para horários específicos. Esse truque é interessante — para as operadoras claro! — e só é aplicado em planos residenciais, visto que as empresas não contratam planos deste tipo.
Para que você enxergue melhor a situação, confira a imagem abaixo.


Testando a conexão
Antes de reclamar com sua operadora, você deve efetuar alguns testes, pois muitas vezes é comum se enganar pensando que a internet está lenta, quando na verdade você está desfrutando normalmente da velocidade oferecida. Você pode testar sua conexão clicando na figura abaixo:

Velocimetro RJNET