A alguns meses atrás recebemos um chamado para prestar manutenção em uma central de alarme da JFL,  até ai sem novidades, pois trata-se de uma ótima empresa .
Ao chegar no local verifiquei de cara que o arme e desarme se dava através de uma chave na sua parte frontal, lembrando muito uma central de cerca elétrica. Me causou uma certa surpresa ,mais nada que atrapalhasse nosso serviço.
Então abri a central e foi constatado que a mesma sofreu uma descarga elétrica, pois sua placa estava com sinais evidentes de um curto. O cliente informou que não estava conseguindo armar a central ,pois todas as zonas estavam abertas. Realmente , por incrível que pareça a central mesmo com a placa com sinais de descarga elétrica, estava funcionando perfeitamente .
Tratava-se de uma questão de cabeamento, como a instalação era muito antiga e em alguns pontos  verifiquei remendo e ferrugem, condenei e sugeri a troca dos cabos.
Feito a parte da troca de cabeamento, a central que a principio achava muito fraca, tive uma grande surpresa .Hoje esta funcionando perfeitamente e sem previsão de troca a curto prazo.
Algumas características relevantes , trata-se de uma central com apenas duas zonas,não impedindo que seja instalando vários sensores de presença em paralelo, aumentando assim sua capacidade de proteger uma empresa de porte médio. Simples de programar e de fácil entendimento para o cliente, já que trata-se de uma central nacional.
Neste caso em particular a central armava e desarmava pela chave, porém para programar o tempo de entrada e saída do local sem disparo foi necessário programar um controle da JFL , que por sua vez foi bem sucedido. Portanto é possível sim, mesmo nas centrais mais antigas com chave, programar um controle .