Tecnologia de transmissão de dados já está em funcionamento na Suécia. Chegada ao Brasil deve demorar pelo menos três anos.

 O crescimento do acesso à internet por banda larga tem sido impulsionado nos últimos anos pelas redes de dados via telefonia celular. Os sistemas de terceira geração, ou 3G, devem se tornar até o fim de 2010
a maior porta de acesso à rede para os brasileiros, de acordo com pesquisa da consultoria Yankee Group. Mas o 3G, que permite uma velocidade máxima de até 10Mbps, já é considerado "antiquado" para quem vive na Suécia, primeiro país do mundo a adotar a tecnologia LTE, considerada o primeiro passo para a chamada quarta geração, ou 4G. A rede adotada pela operadora TeliaSonera promete downloads sem fio a velocidades de até 100Mbps, ou até 10 vezes o limite da tecnologia 3G. Em operação em stocolmo e também em Oslo, capital da Noruega, o sistema da TeliaSonera só pode ser acessado, por enquanto, por modens acoplados a notebooks ou computadores, já que não há telefones celulares nativos compatíveis com a tecnologia. Para quem mora no Brasil, no entanto, o 4G ainda é um sonho distante. Os leilões das faixas de espectro compatíveis com a tecnologia LTE devem começar entre 2010 e 2011. A adoção dos sistemas de quarta geração, nas previsões mais otimistas, começam daqui a pelo menos três anos.

Fonte: G1