Nova tecnologia para sessões de julgamento foi aprovada em outubro de 2010


O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, no Acre, inaugurou nesta quinta-feira (24/03), o sistema de sustentação oral por meio de videoconferência entre a sede do Regional e a capital Rio Branco. O advogado Rodrigo Mafra Biancão foi o primeiro a agendar o novo tipo de sustentação, transmitida por videoconferência na sessão de julgamento direto do Fórum Trabalhista de Rio Branco para o Tribunal Pleno, em Porto Velho.


A modalidade de sustentação oral foi aprovada pela Resolução Administrativa nº 170/2010 na sessão do Pleno em outubro de 2010. O diretor de TI, Robert Rosa, responsável pela implantação da tecnologia, afirmou que nos próximos dias outras cidades receberão sistemas semelhantes.

O secretário do Tribunal Pleno, Hebert Eugênio, informou que para agendar as sustentações orais para os processos em tramitação, os advogados devem acessar a página do TRT na internet, preencher e enviar uma solicitação e aguardar aprovação. Segundo Eugênio, caso haja dificuldades de ordem técnica que impeçam a realização da sustentação oral por videoconferência, e não sendo possível a solução do problema até o final da sessão, o julgamento deverá ser adiado ou retirado da pauta a critério do órgão julgador.

Fonte: Revista Ip